Carro Talha
Os Carros Talhas MONTTEC, com capacidade de carga de 0,5 até 60 toneladas têm construção robusta e foram desenvolvidos para atender as diversas demandas do mercado para elevação e movimentação de cargas.
Os carros talhas de cabo de aço são 100% nacionais desde seu projeto, fabricação e montagem. Nossa engenharia poderá ajudá-lo com projetos customizados, capacidades e alturas de elevação especiais.
Podem ser fornecidos com tambor de duplo enrolamento de cabos, o que garante a subida e descida do gancho sem deslocamento lateral.
Nossa linha de fabricação de Carros Talhas:
Fazem parte da nossa linha de fabricação os carros talhas com um ou mais guinchos para a elevação de carga.
Podem ser fornecidos com tambor de duplo enrolamento “dois cabos saindo do tambor”, o que garante a subida e descida do gancho sem deslocamento lateral.
Movimentos principais de 1 Carro Talha:
Eles possuem dois movimentos principais, que são: o movimento vertical “elevação da carga” e o movimento longitudinal nas vigas de carga “direção do carro talha”.
Características do carro talha:
Mecanismo de Elevação:
O carro talha é constituído de um conjunto moto-freio-redutor que aciona diretamente o tambor de enrolamento do cabo, sendo a quantidade de espiras “usinadas” o suficiente para enrolar o cabo de aço em uma única camada. Um guia de cabo robusto assegura o acondicionamento perfeito do cabo de aço. Com o gancho na posição inferior, no mínimo 03 espiras de cabo de aço ficarão enroladas ao tambor, por segurança.
Mecanismo de Direção do Carro:
As rodas motrizes e movidas em material ferro fundido ou aço-liga, têm flange dupla e pista reta.
As rodas são montadas em eixos sobre rolamentos, no chassi do carro.
As rodas motrizes possuem coroa dentada junto ao flange, que são acionadas por um conjunto moto-freio-redutor com pinhão na saída.
Redutores:
Constituído de engrenagens em aço carbono ABNT-1045 e aço-liga com dentes fresados helicoidais, montadas sobre eixos paralelos apoiados em rolamentos ou tipo planetário. Caixa em ferro fundido para a elevação e para a direção e translação em ferro fundido ou em alumínio. A lubrificação será por banho de óleo.
Cabo de Aço:
O cabo de aço tem construção 6 x 36 AF “alma em fibra” ou do tipo compactado, sendo o dimensionamento do mesmo conforme a Norma que rege o projeto.
Gancho:
Do tipo anzol em aço forjado, conforme a DIN 15.401 / Grupo de mecanismo do projeto.
Lubrificação:
Os pontos que requeiram lubrificação a graxa, serão equipados com bicos de “Alemite”.
Batentes:
Coxins em borracha vulcanizada, limitam os movimentos do trole.
Equipamentos Elétricos
Motores:
O motor elétrico de elevação é trifásico, assíncrono, do tipo gaiola de esquilo, construção horizontal, com execução totalmente fechada, grau de proteção IP-55, isolação classe F (155ºC), elevação de temperatura classe B e sua vedação conforme padrão do fabricante.
Projetado e construído conforme norma NBR 7094 da ABNT atualizada em agosto de 2019, que determina o nível mínimo de rendimento em IR3, com fator de serviço 1,25.
Freios:
Um freio eletromagnético a disco no eixo do rotor do motor, atuando de modo imediato em caso de falta de energia elétrica.
Painel Elétrico:
Painel fabricado em chapa de aço com grau de proteção IP-54, conforme NR-10, NR-12 e NBR 5410.
Limites Fim de Curso:
Serão instalados chave fim-de-curso para limitar as posições superior e inferior do gancho da talha, chave de sobre curso para a subida excessiva do gancho e para limitar os movimentos do trole, chaves fim-de-curso do tipo alavanca ou cruzeta. Todas as chaves atuando no circuito de comando.
Comando:
Todos os movimentos do equipamento são acionados por rádio controle ou botoeira pendente.
Informações Técnicas
Estrutura da Ponte
A Viga de carga em perfil tipo “I” ou composta de chapas soldadas ao arco elétrico, formando um perfil tipo “caixa“, aparafusada as cabeceiras, formando um conjunto rígido.
As Cabeceiras (truques) são construídas em chapas de aço ASTM-A36, com reforços internos nos pontos que servirão de apoio para a fixação das extremidades da viga de carga e também para os mancais dos eixos das rodas. Nas extremidades das cabeceiras são montados os amortecedores de borracha que limitam o curso da ponte rolante.
Talha Elétrica
Mecanismo de Elevação
Talha elétrica, constituída de um conjunto moto-freio-redutor que aciona diretamente o tambor de enrolamento do cabo de aço. O sistema de cabos de aço movimenta verticalmente o gancho “tipo anzol conforme DIN 15.401”.
Mecanismo de
Direção do Trole
Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange simples e pista reta. As rodas motrizes são acionadas por um conjunto moto-freio-redutor.
Mecanismos de Translação da Cabeceira da Ponte Rolante
Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange duplo e pista reta. As rodas são montadas sobre eixos apoiados em mancais de rolamentos, acionadas por 2 conjuntos moto freio redutores do tipo flutuante. Amortecedores em borracha vulcanizada nas extremidades das cabeceiras, limitam os movimentos da ponte rolante.
Todos os movimentos do equipamento são acionados por rádio controle ou botoeira pendente.