Pórtico Rolante Duplaviga com Máquina Limpa Grades

Os Pórticos Rolantes MONTTEC tipo Duplaviga com máquina limpa grades são utilizadas para elevação e movimentação de cargas de 0,5 até 100 toneladas, com vãos entre centro dos trilhos de até 12 metros.

O modelo de Pórtico Rolante Duplaviga com Máquina Limpa Grades possui duas vigas de carga montadas sobre os conjuntos de pernas e cabeceiras, com um carro-guincho que se move ao longo dos trilhos instalados sobre as vigas de carga, para a movimentação de compostas. Lateralmente ao pórtico é instalado uma Monovia com uma talha elétrica, para a colocação e remoção das grades da tomada d´água e ainda, um sistema de guincho para a movimentação de um rastelo, que faz a limpeza das as grades da tomada d´água.

Informações Técnicas

Estrutura do Pórtico

As Vigas de carga compostas de chapas soldadas ao arco elétrico formando um perfil tipo “caixa“, aparafusadas aos conjuntos de pernas e cabeceiras, formando um conjunto rígido.

As pernas seguem a mesma construção estrutural da viga do pórtico.

As Cabeceiras (truques) são construídas em chapas de aço ASTM-A36, com reforços internos nos pontos que servirão de sustentação das extremidades das vigas de carga e também para os mancais dos eixos das rodas. Nas extremidades das cabeceiras são montados os amortecedores de borracha que limitam o curso da ponte rolante.

Carro Talha ou
Carro Guincho

Mecanismo de Elevação

Guinchos/talhas constituídos de um conjunto moto-freio-redutor que aciona diretamente o tambor de enrolamento do cabo de aço. O sistema de cabos de aço movimenta verticalmente o gancho “tipo anzol conforme DIN 15.401”.

Mecanismo de
Direção do Carro

Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange duplo e pista reta. As rodas motrizes são acionadas por um conjunto moto-freio-redutor.

Mecanismos de Translação da Cabeceira do Pórtico Rolante

Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange duplo e pista reta. As rodas são montadas sobre eixos apoiados em mancais de rolamentos, acionadas por 2 conjuntos moto freio redutores do tipo flutuante. Os amortecedores em borracha vulcanizada nas extremidades das cabeceiras limitam os movimentos do pórtico rolante.

Todos os movimentos do equipamento são acionados por rádio controle, botoeira pendente ou cabine de comando.