Pontes Rolantes Univiga

As Pontes Rolantes Univiga MONTEC são utilizadas para o transporte e elevação de materiais em usinas, instalações industriais, linhas de produção, usinas elétricas, pátios de armazenamento de cargas e depósitos em geral.

A Ponte Rolante Univiga (monoviga) Monttec, como o próprio nome diz tem uma única viga, duas cabeceiras nas extremidades e uma talha com trolley que corre na aba inferior da viga. Podem ser fabricada com capacidade de carga de até 20 toneladas e vãos de até 30 metros.

As Pontes Rolantes Monttec, são projetadas/dimensionadas de acordo com condições específicas de cada cliente e seguindo as normas NBR-8400/FEM, NR-10, NR-12, NBR-5410 e outras, os materiais são certificados, são realizados ensaios e testes, para plena segurança do operador e de todo processo fabril.

Todos os materiais são certificados, e são realizados ensaios e testes para garantir  a plena segurança do operador e de todo o processo fabril.

Destaque Equipamento

Estrutura da Ponte

A Viga de carga em perfil tipo “I” ou composta de chapas soldadas ao arco elétrico, formando um perfil tipo “caixa“, aparafusada as cabeceiras, formando um conjunto rígido.

As Cabeceiras (truques) são construídas em chapas de aço ASTM-A36, com reforços internos nos pontos que servirão de apoio para a fixação das extremidades da viga de carga e também para os mancais dos eixos das rodas. Nas extremidades das cabeceiras são montados os amortecedores de borracha que limitam o curso da ponte rolante.

Talha Elétrica

Mecanismo de Elevação

Talha elétrica, constituída de um conjunto moto-freio-redutor que aciona diretamente o tambor de enrolamento do cabo de aço. O sistema de cabos de aço movimenta verticalmente o gancho “tipo anzol conforme DIN 15.401”. 

Talha Elétrica

Mecanismo de
Direção do Trole

Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange simples e pista reta. As rodas motrizes são acionadas por um conjunto moto-freio-redutor.

Mecanismos de Translação da Cabeceira da Ponte Rolante

Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange duplo e pista reta. As rodas são montadas sobre eixos apoiados em mancais de rolamentos, acionadas por 2 conjuntos moto freio redutores do tipo flutuante. Amortecedores em borracha vulcanizada nas extremidades das cabeceiras, limitam os movimentos da ponte rolante.

Todos os movimentos do equipamento são acionados por rádio controle ou botoeira pendente.