Pórtico Rolante Univiga
Os Pórticos Rolantes MONTTEC tipo Univiga são utilizadas para elevação e movimentação de cargas de 0,5 até 20 toneladas, com vãos entre centro dos trilhos de até 30 metros. Eles podem ser aplicados em diversos processos, como na movimentação de chapas, carregamento e descarregamento de caminhões, reservatórios e setores de metal mecânico.
O modelo de Pórtico Rolante Univiga tem uma viga única de carga, montada sobre o conjunto de pernas e cabeceiras, com uma talha/trole que corre na mesa inferior da viga de carga.
Informações Técnicas
Estrutura do Pórtico
A Viga de carga em perfil tipo “I” ou composta de chapas soldadas ao arco elétrico, formando um perfil tipo “caixa“, aparafusada ao conjunto de pernas e cabeceiras, formando um conjunto rígido.
As pernas seguem a mesma construção estrutural da viga do pórtico.
As Cabeceiras (truques) são construídas em chapas de aço ASTM-A36, com reforços internos nos pontos que servirão de apoio para a fixação das pernas e também para os mancais dos eixos das rodas. Nas extremidades das cabeceiras são montados os amortecedores de borracha que limitam o curso da ponte rolante.
Talha Elétrica
Mecanismo de Elevação
Talha elétrica, constituída de um conjunto moto-freio-redutor que aciona diretamente o tambor de enrolamento do cabo de aço. O sistema de cabos de aço movimenta verticalmente o gancho “tipo anzol conforme DIN 15.401”.
Mecanismo de
Direção do Trole
Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange simples e pista reta. As rodas motrizes são acionadas por um conjunto moto-freio-redutor.
Mecanismos de Translação da Cabeceira da Pórtico Rolante
Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange duplo e pista reta. As rodas são montadas sobre eixos apoiados em mancais de rolamentos, acionadas por 2 conjuntos moto freio redutores do tipo flutuante. Os amortecedores em borracha vulcanizada nas extremidades das cabeceiras limitam os movimentos do pórtico rolante.
Todos os movimentos do equipamento são acionados por rádio controle ou botoeira pendente.