Semipórtico Duplaviga

Os Semipórticos Duplaviga MONTTEC são utilizados para elevação e movimentação de cargas de 0,5 até 60 toneladas, com vãos entre centro dos trilhos de até 32 metros. Os semipórticos podem ser utilizados tanto em ambientes internos (galpões ou sob coberturas), quanto externos (pátios).

O modelo de Semipórtico Duplaviga possui duas vigas de carga apoiadas sobre uma cabeceira que translada em um caminho de rolamento convencional de ponte rolante e a outra extremidade da viga é apoiada um conjunto de perna e cabeceira, que translada sobre trilhos fixados ao piso. O equipamento recebe um ou mais carros-guinchos, que se movem ao longo dos trilhos instalados sobre as vigas de carga.

Informações Técnicas

Estrutura do Semipórtico

A Viga de carga em perfil tipo “I” ou composta de chapas soldadas ao arco elétrico, formando um perfil tipo “caixa“, aparafusada de um lado diretamente em uma cabeceira e o outro lado da viga, ao conjunto de perna e cabeceira, formando um conjunto rígido.

As pernas seguem a mesma construção estrutural da viga do semipórtico univiga.

As Cabeceiras (truques) são construídas em chapas de aço ASTM-A36, com reforços internos nos pontos que servirão de apoio para a fixação das pernas e também para os mancais dos eixos das rodas. Nas extremidades das cabeceiras são montados os amortecedores de borracha que limitam o curso do semipórtico.

Talha Elétrica

Mecanismo de Elevação

Talha elétrica, constituída de um conjunto moto-freio-redutor que aciona diretamente o tambor de enrolamento do cabo de aço. O sistema de cabos de aço movimenta verticalmente o gancho “tipo anzol conforme DIN 15.401”.

Mecanismo de
Direção do Trole

Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange simples e pista reta. As rodas motrizes são acionadas por um conjunto moto-freio-redutor.

Mecanismos de Translação da Cabeceira da Semipórtico Rolante

Rodas em ferro fundido ou aço-liga, com flange duplo e pista reta. As rodas são montadas sobre eixos apoiados em mancais de rolamentos, acionadas por 2 conjuntos moto freio redutores do tipo flutuante. Os amortecedores em borracha vulcanizada nas extremidades das cabeceiras limitam os movimentos do pórtico rolante.

Todos os movimentos do equipamento são acionados por rádio controle ou botoeira pendente.